Produção da indústria paulista cresce 0,8% em agosto, informa IBGE.

Na média global, a produção cresceu em nove das 15 localidades pesquisadas no comparativo mensal, levando a indústria nacional a uma alta de 0,8%.

O crescimento de 0,8% na produção da indústria de São Paulo em agosto ante julho foi o segundo mês seguido de expansão, período em que acumulou um ganho de 1,7%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada, nesta sexta-feira, 10/10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria de São Paulo, maior parque fabril do país, operava em agosto em patamar 0,5% acima do registrado no pré-pandemia, em fevereiro de 2020, mas ainda 21,2% aquém do pico histórico de produção alcançado em março de 2011.

Na passagem de julho para agosto, o avanço na indústria paulista foi impulsionado pelos setores extrativo e de alimentos.

Brasil – A produção industrial cresceu em nove dos 15 locais pesquisados em agosto. Houve expansão no Pará (5,4%), Bahia (4,9%), Paraná (4,2%), Rio Grande do Sul (2,9%), Mato Grosso (1,4%), Goiás (1,4%), Região Nordeste (1,0%), São Paulo (0,8%) e Espírito Santo (0,4%).

Na direção oposta, houve perdas no Amazonas (-7,4%), Pernambuco (-3,5%), Rio de Janeiro (-1,9%), Santa Catarina (-1,8%), Ceará (-1,5%) e Minas Gerais (-0,2%).

Na média global, a indústria nacional avançou 0,8% em agosto na variação mensal.

Faturamento

O faturamento das fábricas brasileiras caiu 5,3% em agosto, de acordo com os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O desempenho negativo em relação a julho já considera os dados dessazonalizados.

Na comparação com agosto do ano passado, a queda nas vendas do setor foi de 7,6%.

Mesmo com a quarta queda no indicador em seis meses, o desempenho de janeiro a agosto deste ano ainda é 2,9% melhor que o registrado nos primeiros oito meses de 2024.

Fonte: Diário do Comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *